Resenha Livro A Mulher Cristã e o Sofrimento

Resenha Livro A Mulher Cristã e o Sofrimento

Postado em:
Blog - Clube de Leitura
- 10/10/2019 18:19:39

MORICE, Henri. A mulher cristã e o sofrimento. 1ª edição: Niterói, RJ. Editora Caritatem, 2019.

 

Livro escrito no ano de 1913 pelo Abade francês Henri Morice, antigo Padre da diocese de Vannes, e professor do seminário de Sanit-Anne d’Auray. Dedicou os escritos desta obra especialmente às mulheres, incluindo um olhar compadecido para as reações específicas, em situações de sofrimento.

Apresenta conferências de retiros dados à elite das damas francesas no ano que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. O autor demonstra uma preparação particular que supera a de um simples orador, mas sua profunda piedade, sabedoria e fidelidade à fé o apresenta como um verdadeiro literato e poeta, que mostrou um grande saber em explanar os complexos assuntos abordados neste livro, atingindo o objetivo de ordenar, iluminar e empolgar o leitor, levando-o a perceber o valor extraordinário que existe no sofrimento. Seu texto é uma verdadeira obra-prima, uma riqueza de conhecimentos católicos.

A mulher é um ser mais delicado que o homem, foi assim formada por Nosso Senhor, e isso faz com que sua vida seja muito diferente. Os princípios morais, as regras gerais a se seguir são idênticas para ambos os sexos, mas os efeitos produzidos interiormente diferem por sua própria natureza, mudando assim a maneira de agir em determinadas situações. E para responder a essa sensibilidade, este livro traz uma orientação segura às mulheres cristãs em seu sofrimento, preenchendo tal necessidade religiosa, atendendo-as de maneira particular em sua dor.

Em seus primeiros três capítulo se trata da vida geral da mulher e das diferentes situações que vivenciam. Será um apanhado do grande número de sofrimentos, as suas diferentes origens e sua missão dada por Deus. O autor destaca também a Queda original e traz a explicação da Igreja sobre a culpa que cabe a mulher suportar. Fala-se ainda de todo o mistério do sofrimento, seus frutos naturais e sobrenaturais para a vida e então se dá a orientação de como devemos suportá-los, para bem vivê-los, santificando-nos.

Nos próximos capítulos olha- se para o exemplo do Divino Modelo, examinam-se as três cruzes do Calvário, as diferentes origens dos três moribundos, as distintas maneiras de encarar o sofrimento, reconhecendo a vontade de Deus e por fim o destino de cada um. Mostra-se de maneira especial a complacência de Deus para com o sofrimento, e como Ele quis vir à Terra como homem para sentir a realidade humana até a extrema dor para salvar a humanidade.

Falando novamente da mulher, o autor explica as categorias de sofrimentos maiores da mulher, que vêm a ser o abandono, a inquietação e a piedade, e, desta maneira indica, para cada situação, de que modo se deve agir. São apresentados três modelos de paciência, e somos exortados a meditar a Virgem Dolorosa, dando-nos como referência suas virtudes, a piedade, a humildade e o amor de Maria para com Deus, fazendo sempre a sua vontade e reconhecendo a sua grandeza sobre todos nós.

Há também os sofrimentos dos Santos, para demonstrar como é possível à imitação destes na busca da santificação e purificação em nossas dificuldades, encontrando consolo e orientação plena em seus exemplos heroicos.

Nos últimos capítulos são apontadas as maneiras que Deus deixou para a mulher cristã elevar-se através do sofrimento, e o caminho apresentado pela Igreja para encontrá-lo. A vida de oração e piedade, o recolhimento e entrega a Deus, a Santa Eucaristia, a esperança do Céu e ainda as consolações de estado, que encontramos no trabalho e na felicidade de viver.

O livro nos apresenta aos olhos da fé uma grande fonte de santificação, caminho dado por Nosso Senhor e intensificado na vida da mulher. Apresenta-nos consolações e os frutos encontrados através da Santa Igreja e seus Sacramentos. Por fim, a maneira com que devemos agir diante dos diferentes graus de sofrimento, ofertando nossa vida a Deus e fazendo sempre sua vontade.

 

Livro do box de outubro do clube de leitura "A Mulher Cristã".

Para fazer sua assinatura e receber esta obra CLIQUE AQUI.

At, Editora Cariatem.

 

 

 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Resenha Livro A Mãe Segundo a Vontade de Deus
Resenha Livro A Mãe Segundo a Vontade de Deus
Resenha Santa Rita de Cássia
Resenha Santa Rita de Cássia
Famílias numerosas
Famílias numerosas
Resenha Livreto de Santa Isabel Rainha de Portugal
Resenha Livreto de Santa Isabel Rainha de Portugal
Resenha do livro A moça de caráter
Resenha do livro A moça de caráter

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.