Resenha do livro A moça de caráter

Resenha do livro A moça de caráter

Postado em:
Blog - Clube de Leitura
- 14/09/2019 00:05:01

TOTH, Tihamer. a moça de caráter. 1 ra edição: Niterói, RJ. Editora Caritatem, 2019.

 

O livro “A moça de caráter” foi escrito pelo Monsenhor Tihamer Toth, um sacerdote húngaro, que foi Bispo de Verszprém, também foi professor e se destacou por sua preocupação e dedicação na educação e orientação de jovens. E neste livro, ele quer levar sua atenção as moças para uma avaliação sincera e uma verdadeira autoeducação, buscando fortalecer e formar o próprio caráter.

Se divide em três capítulos onde através de textos explicativos e meditações apresentam a leitora a importância de uma autoeducação buscando através de princípios morais uma conduta firme, constante e coerente com o que exige a dignidade de uma mulher católica.

No primeiro ele responde à pergunta “qual é a moça de caráter?” apresenta exemplo de características que se manifestam em diferentes tipos de caráter fazendo entender de que maneira estamos nos comportando. Refere-se a questões como firmeza de decisão, capacidade de permanecer em uma decisão de maneira convicta, mesmo quando esta é questionada. O saber dizer não frente a determinadas pessoas e circunstâncias.

O segundo capítulo apresenta títulos que fazem entender quais são os obstáculos na formação do caráter, o que é de uma grande importância pois nos faz enxergar os defeitos particulares que nos levam a realizar ações desordenadas, e nos levam a pecar. Podem ser a vaidade, o orgulho, e muitas vezes as más influências.

Os próximos assuntos respondem como identificar os meios de formar o próprio caráter. Como já foi mencionado o livro é autoeducativo e por tanto leva a avaliar e a estabelecer práticas que fortalecerão a retidão da conduta. A honestidade, o buscar ser sempre verdadeiro não importa a circunstância, aceitar as consequências dos próprios atos, o pensar antes de agir, a disciplina com os horários e a responsabilidade em dar o melhor em cada minuto da vida, tudo isso são características de um caráter bem formado.

Esta leitura fará o leitor dar o passo mais importante no processo de melhoria da conduta: o conhecer-se a si mesmo. E fazer com que compreenda que para um cristão deve ficar claro que por cada instante da vida este deverá prestar conta a Deus, e portanto entender que em  tudo devemos dar o nosso melhor, buscar através da graça crescer em sabedoria e vencer os vícios, honrar a responsabilidade confiada por Deus em nossa missão, e fazer tudo isso para maior honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. A recompensa do bom êxito em reeducar o caráter é alcançar a vida eterna.

 

Livro do box de setembro do clube de leitura "A Mulher Cristã".

Para fazer sua assinatura e receber esta obra CLIQUE AQUI.

At, Editora Cariatem.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Resenha Livro A Mãe Segundo a Vontade de Deus
Resenha Livro A Mãe Segundo a Vontade de Deus
Resenha Santa Rita de Cássia
Resenha Santa Rita de Cássia
Famílias numerosas
Famílias numerosas
Resenha Livro A Mulher Cristã e o Sofrimento
Resenha Livro A Mulher Cristã e o Sofrimento
Resenha Livreto de Santa Isabel Rainha de Portugal
Resenha Livreto de Santa Isabel Rainha de Portugal

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.